Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Está na hora de trocar de computador?

Lá está você, usando seu computador normalmente, quando ele simplesmente resolve parar de funcionar. Travamentos, lentidão, telas de erros aleatórios aparecem com frequência?


Quem nunca passou por isso?

Com certeza todos já passaram por isso, e a primeira ideia é: Opa, hora de comprar um computador novo!
Mas, nem sempre essa é a escolha certa. Primeiro temos que analisar qual é o uso do computador. Por exemplo, digamos que o José tenha um computador que ele comprou lá em 2007. Era um computador bem decente na época, um Pentium Dual Core, por exemplo, com 2GB de memória e um HD de 250 GB.
Ele usa o computador para editar textos, acessar a internet, MSN e alguma edição simples de vídeo e imagem, mas de uns tempos para cá, o velho guerreiro já não é mais o mesmo.
Mesmo tendo uma configuração mais que capaz de executar as tarefas que lhe são atribuídas, por que ele não consegue mais fazer?
São vários os fatores para um computador apresentar esses erros, mas o mais comum é a falta de manutenção.

Por exemplo, poeira dentro do gabinete pode levar a um superaquecimento dos componentes e, para evitar a queima das peças, o computador reduz drasticamente a sua velocidade, para gerar menos calor.

Outra causa bem comum são as fontes genéricas, essas de cinquenta Reais que se encontra em qualquer informática. Fontes genéricas não fornecem a voltagem correta que os componentes exigem, levando a um funcionamento errático a longo prazo, devido ao desgaste dos componentes da fonte.
Agora o mais comum de todos, são as pragas virtuais. Quem tem o costume de abrir e-mails de desconhecidos com anexos suspeitos, ou aquela “olhe as fotos da nossa festa”, está sujeito a infectar seu computador, mesmo ele possuindo um antivírus atualizado e operante.

“Ok Paulo, mas e agora, compro ou não compro um computador novo?”
Se nenhum componente crítico estiver danificado (como processador ou placa-mãe), a resposta é não.
Uma boa manutenção, feita por um profissional qualificado, irá dar vida nova ao seu computador! Talvez ele necessite de algum upgrade, tais como uma memória a mais, um HD maior, coisa que irá custar uma fração do valor de um computador novo.

Os upgrades só são inviáveis e inúteis em computadores mais antigos, tais como Pentium 4 ou Athlon XP, por exemplo. Nesses casos, realmente é bom adquirir um computador novo, que será o tema do nosso próximo artigo.


Fonte: artigo retirado do site trambiqueiro.com e escrito pelo nosso amigo Paulo Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário